
A última semana foi um momento de discussão sobre a situação do deslocamento aéreo em Vitória da Conquista. Uma audiência pública sobre a malha aérea e aviação regional foi realizada na Câmara de Vereadores para discutir a carência de voos e as altas tarifas práticas pelas companhias aéreas que operam na cidade.
Com a realização do Festival de Inverno Bahia, que atrai um grande número de turistas para a cidade, a deficiência do setor aéreo local ficou ainda mais escancarada.
Diante do problema, que vem sendo alvo de grande descontentamento por toda a população, o vereador Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB) apresentou um requerimento a fim de obter das autoridades federais, estaduais e da Azul Linhas Aéreas, que opera o trecho Vitória da Conquista-Salvador, esclarecimentos sobre os preços das passagens. Segundo o requerimento, o valor médio para a aquisição de uma passagem de ida e volta é de R$ 2.621,48 para datas regulares. Se as passagens precisarem ser adquiridas de forma emergencial, as tarifas podem chegar a R$ 6 mil.
Os valores são superiores aos de passagens para outros estados e viagens muitos mais longas. Diante dos valores exorbitantes, a pesquisa, a saúde e o turismo vêm sendo prejudicadas, visto que as passagens aéreas estão se tornando inacessíveis. Com isso, todo o desenvolvimento local e regional está sendo afetado, visto que os passageiros preferem utilizar os serviços em outras capitais, para as quais os preços praticados são mais razoáveis.
O vereador apresentou então uma série de perguntas às autoridades competentes para compreender o motivo dos preços praticados e para buscar soluções para o problema. Confira aqui:
1.Ao Senhor Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República:
•O Governo Federal possui planejamento específico para incentivar a descentralização da malha aérea nacional, beneficiando cidades médias como Vitória da Conquista?
•De que forma o Governo Federal pode atuar para garantir maior integração logística e turística no interior da Bahia?
2.Ao Senhor Celso Sabino de Oliveira, Ministro do Turismo:
•O Ministério do Turismo possui programas ou parcerias voltados ao estímulo de companhias aéreas para aumentar a malha de voos em regiões estratégicas, como Vitória da Conquista?
•Existe previsão de investimentos federais em infraestrutura turística e aeroportuária para fortalecer o polo de turismo regional?
3.Ao Senhor Jerônimo Rodrigues, Governador do Estado da Bahia:
•Quais medidas o Governo Estadual tem adotado para fortalecer o turismo regional e ampliar a conectividade aérea em Vitória da Conquista e região?
•Existe previsão de novos investimentos estaduais em infraestrutura turística que beneficiem diretamente a região sudoeste da Bahia?
4.Ao Senhor Luís Maurício Bacellar Batista, Secretário de Turismo da Bahia:
•Quais ações específicas da Secretaria de Turismo da Bahia estão sendo planejadas ou executadas para atrair novas rotas aéreas comerciais para Vitória da Conquista?
•Há diálogo entre a Secretaria de Turismo e as companhias aéreas para garantir maior frequência de voos e preços acessíveis?
5.À Empresa Azul Linhas Aéreas (Azul Conecta):
•Quais são os critérios utilizados pela Azul Linhas Aéreas para definição de rotas e frequências em Vitória da Conquista?
•Há previsão de ampliação do número de voos, horários e destinos partindo do Aeroporto Glauber Rocha?
•A empresa mantém tratativas com o Governo Estadual e Federal visando a expansão da malha aérea regional?
