
Nesta segunda-feira (6) foi repercutido no Pingos nos Is a votação sobre o novo imposto de iluminação, antigo COSIP, que passaria a ser chamado de COSIP-MU, com a adição do termo Modernização Urbana. A ação faz parte do Projeto de Lei (PL) nº 26/2025. Caso entre em vigor, a nova tributação pode resultar no aumento de até 18% na cobrança deste imposto.
O radialista Deusdete Dias destacou todos os votos, contrários e favoráveis à medida, na votação que aconteceu na Câmara dos Vereadores na última sexta-feira (3). Os votos favoráveis foram dos vereadores Adinilson Pereira (União), Dinho dos Campinhos (Republicanos), Diogo Azevedo (União), Lara Fernandes (Republicanos), Edivaldo Ferreira Júnior (PSDB), Bibia (União), Hermínio Oliveira (PP), Luis Carlos Dudé (União), Nelson de Vivi (PSDB), Paulinho Oliveira (PSDB), Subtenente Muniz (PDT), Cris Rocha (MDB), Ricardo Gordo (PSB) e Ricardo Babão (PCdoB).
Os vereadores que se opuseram ao projeto de lei foram Alexandre Xandó (PT), Anderson Ribeiro (PCdoB), Fernando “Jacaré” Vasconcelos (PT) e Leia de Quinho (PSD). Os vereadores Márcio de Vivi (PSD) e Márcia Viviane (PT) não estavam presentes durante a votação.
O PL 26/2025 foi apresentado pela prefeita Sheila Lemos (União) e tem como justificativa a utilização dos novos recursos para melhorar a infraestrutura urbana.
Confira o comentário de Deusdete Dias durante o Pingos nos Is desta segunda-feira (6):
