A segunda-feira (21), feriado de Tirandentes, também foi dia de celebração para o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro (PL). O vereador comemorou os seus 42 anos em um evento que transcendeu o caráter pessoal e se transformou em uma demonstração de sua crescente força política. A comemoração reuniu familiares, amigos, secretários municipais, vereadores de diferentes grupos políticos e lideranças regionais, evidenciando a habilidade de Cordeiro em articular e unir diversas correntes políticas.
Entre os presentes, destacaram-se vereadores tanto da base governista quanto da oposição, como Cris Rocha (MDB), Ricardo Gordo (PSB), Fernando Jacaré (PT), Luciano Gomes (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB) e Léia de Quinho (PSD). A presença do prefeito de Encruzilhada, Dr. Pedrinho (PCdoB), do ex-prefeito de Belo Campo, Quinho, e do vereador de Maiquinique, Naps Eletrotécnico, também evidenciou o prestígio que Ivan tem conquistado para além dos limites de Vitória da Conquista.
A celebração, animada por música ao vivo- entre os artistas que se apresentaram, o cantor conquistense Evandro Correia- marcou o aniversário de Ivan Cordeiro e também simbolizou a coesão do grupo político que o elegeu presidente da Câmara. Sua eleição, ocorrida em janeiro de 2025, foi marcada por um processo democrático e transparente, no qual obteve 15 votos favoráveis, inclusive de vereadores da oposição, demonstrando sua capacidade de diálogo e liderança.
Reeleito para seu segundo mandato em 2024, com 3.113 votos, Ivan Cordeiro tem se destacado por uma atuação firme e propositiva no Legislativo. À frente da presidência da Câmara, ele tem promovido mais transparência, defendido a criação da Bancada Feminina, incentivado sessões itinerantes e buscado aproximar o Legislativo da população.
Além disso, o vereador tem sido um defensor da criação da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano, projeto que visa fortalecer a representatividade política e promover o desenvolvimento regional. Para muitos, sua atuação tem sido pautada pelo respeito às diferenças ideológicas e pelo compromisso com a construção de uma Vitória da Conquista mais inclusiva e participativa.
O aniversário, portanto, não foi apenas uma celebração pessoal. Reuniu uma legião de aliados e admiradores, e, mais do que isso, mostrou que Ivan Cordeiro tem consolidado sua posição como uma das principais lideranças políticas da cidade, mostrando força política, além de prestígio em diversas esferas e uma base de apoio cada vez mais ampla e plural.