
Infiltrações, tetos mofados e zero de respeito com as pessoas, essa é a situação no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), uma das principais unidades de saúde do sudoeste da Bahia. Relatos obtidos pela equipe de reportagem nesta segunda-feira (18), do Bahia Notícias (BN), acompanhados de fotos, indicam problemas como infiltrações, mofo em corredores e dificuldades na comunicação com a equipe de gestão.
💬 “Aqui os pacientes ficam em leitos expostos, com janelas abertas que permitem a entrada de pássaros e outros animais. Há relatos de médicos agindo com descaso, ausência de respeito e falta de zelo no atendimento. Além disso, profissionais de enfermagem relatam atrasos e falta de pagamento de salários”, relata um paciente com medo de se identificar.
Ainda temendo represálias da administração do hospital, um paciente procurou a redação do BN para denunciar a situação ‘ultrajante’ no local. Segundo o paciente, o ambiente é de medo dos funcionários serem desrespeitosos.
💬 “Aqui está a mesma coisa, o ambiente dos pacientes é de medo. Há uma falta de preparo no ambiente. Eu tentei tirar uma foto para mostrar a situação e me disseram que não era permitido. Não quero generalizar, pois alguns funcionários são muito complacentes, sabe? Mas já fui abordada dizendo que não poderia registrar. Aqui é um órgão público, eu tenho o direito de me manifestar. Não tirei foto dos rostos, tirei do local”, conta o paciente.
As denúncias, que chegam em meio à alta demanda do hospital no fim de semana — que atende dezenas de municípios da região — apontam que o ambiente não estaria adequado para o tratamento de pacientes. A situação levanta questionamentos sobre a segurança e a qualidade do serviço prestado à população.
