Com poucos danos, infraestrutura urbana de Vitória da Conquista suporta bem impactos das últimas chuvas


Desde o início da manhã desta terça-feira (29), a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Crise, formado por representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais, está em campo vistoriando os pontos críticos e a necessidade de intervenções após as chuvas ocorridas na noite desta segunda-feira (29). Não houve chamados e nem ocorrências graves, o que é atribuído às melhorias recentes realizadas pelo Governo Municipal na infraestrutura da cidade.

Segundo o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz, após as obras recentes realizadas pela Prefeitura, com implantação de sistemas de drenagem em loteamentos que antes sofriam muito com as chuvas, como Bateias e Panorama, a cidade tem suportado de forma satisfatória os impactos das chuvas. Um exemplo é a lagoa de detenção do Panorama, que ainda não está concluída, mas já oferece benefícios e redução de riscos à população, pois retarda o escoamento das águas nos pontos críticos, como o Canal do Santa do Cecília. “Com esse retardo, evita-se o extravasamento, alagamento de casas e danos às vias públicas”, explicou.

Limpeza pós-chuva

Nesta manhã, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizaram a limpeza do Canal do Santa Cecília, onde foi retirada uma grande quantidade de terra e areia carreada pela enxurrada, e na Praça Senhora dos Verdes, Zona Oeste da cidade, foi retirada uma árvore derrubada durante a chuva. Além disso, o serviço de limpeza está sendo reforçado na Avenida Frei Benjamim e em outros pontos da cidade.

Por sua vez, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente recebeu a notificação de uma árvore caída na Praça Sá Barreto e designou uma equipe para a remoção da mesma.

Foram identificados alguns pontos de extravasamento de esgotos em vias, mas a Secretaria Municipal de Infraestrura Urbana já notificou a Embasa.

Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), em Vitória da Conquista, foi registrado, nas últimas 12 horas, uma média de 35,25mm de chuva.  O maior índice de precipitação registrado pelos pluviômetros da cidade foi de 71,31 mm, no bairro Patagônia, seguido pelo Recreio, com 33,68mm, e a região do Estádio Lomanto Júnior, com 30,18 mm, conforme tabela abaixo. Nas últimas 6 horas, choveu uma média de 2,70mm e, na última hora não houve registro de chuva nos pluviômetros da cidade.

Também choveu em algumas localidades da Zona Rural, porém não houve danos.


Alerta de mais chuva

Na manhã desta terça-feira (29), conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vitória da Conquista entrou em alerta laranja de chuvas intensas. Há risco potencial de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Apesar do alerta laranja, de acordo com o Inmet, o município também segue em alerta amarelo, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Os dois alertas seguem até as 10h desta quarta-feira (30).

O Governo Municipal segue monitorando e orienta a população a não se abrigar debaixo de árvores, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos números: 199 e (77) 3422-5958, ou através do WhatsApp (77) 98856-5070.

Comentários
Instagram